sexta-feira, março 08, 2013

Dia Internacional da Mulher

Neste dia tão especial, nossa escola parabeniza todas as MULHERES que se esforçam para acabar com toda forma de preconceito e  desvalorização.Que arregaçam as mangas e vão à luta contra os baixos salários, o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, as desvantagens na carreira profissional e a violência masculina. Muito já foi conquistado, mas muito ainda há para ser mudado.

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

É hora de voltar às aulas, sem preguiça e com muita vontade de estudar!

 

Hoje a nossa escola retomou às aulas para mais um ano letivo. A Equipe Gestora deu as boas vindas aos novos e antigos estudantes que estavam alegres pelo reencontro e ansiosos por conhecer seu novo(a) professor(a), sua nova turma, seus novos colegas, principalmente os novatos.

Esperamos que todos se esforcem,  prestem bastante atenção às aulas, sejam assíduos e participem  das atividades da escola para que consigam obter um ótimo desempenho no final do ano.

 Aos pais, nós agradecemos a confiança e também damos as boas vindas.

Que 2013 seja um ano muito trabalho, conhecimentos, aprendizagem, amizade e muitas conquistas.

Educar em oração - Gabriel Chalita

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada. Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes. Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz. Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender. Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui. Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga. Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.

quarta-feira, dezembro 19, 2012

É hora de celebrar!

A nossa escola realizou hoje uma confraternização com todos os educadores e funcionários para  comemorar o fim de um ano de muito trabalho e cheio de conquistas. O evento foi bem animado e com troca de presentes no amigo secreto. 
A Equipe Gestora agradeceu a presença de todos, parabenizando pelo empenho e dedicação durante ano letivo 2012.

Confira abaixo algumas fotos do evento:






quinta-feira, novembro 22, 2012

Hoje é uma data muito especial ,dia do Aniversário de nossa gestora , MÔNICA SAMPAIO.Parabéns Mônica!!Que vc continue sendo essa pessoa iluminada por Deus.


A mulher não para de trabalhar.
Ao levantar faz sua oração de fé;
Cedo levanta, prepara o café;
Prepara o lanche da criança;
Lava louça, enxuga louça;
Prepara o almoço;
Planeja a sua agenda;
Sai para o trabalho.
Não há distinção entre as mulheres.
Não importa a raça ou a cor
são sempre belas.
A mulher é um ser sensível:
Emociona-se;
Apaixona-se;
Ama, chora, sente e ora.
A mulher é mãe:
Acalenta seu filho;
Põe o bebê para dormir;
Brinca com a filha ou filho;
Faz a criança sorrir;
Canta uma canção de ninar;
Ensina a criança a andar;
E orienta na tarefa escolar.
A mulher é esposa:
Organiza a família;
Promove a harmonia;
Planeja o seu dia-a-dia.
A mulher é profissional:
É escritora, médica;
Cantora, professora;
Lavradora, administradora;
Motorista, balconista.
A mulher é capaz e sabe o que faz.
A mulher ao longo dos anos
tarefas acumulou.
Venceu muitas batalhas;
Sua vida em muitos aspectos
melhorou.
A mulher tem o dom de ser:
Conciliadora, instrutora;
Encantadora;
Elegante, atraente.
A mulher brasileira é:
É forte, é brava.
É guerreira.
A mulher é um ser especial:
É bela, maquiada ou natural.
É criativa, decidida e ativa.
A mulher tem talento.
Faz na família o orçamento;
Marca presença no parlamento.
A mulher está presente em todos os setores.
Merece destaque no cenário político municipal, estadual,
federal e, especialmente, em âmbito nacional.
Marinalva da Silva Almada

segunda-feira, novembro 19, 2012

DIA DA BANDEIRA


História do Dia da Bandeira


O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.


HINO À BANDEIRA
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!





Trabalho realizado com os alunos do terceiro ano (manhã)
 Prof. Mirths Cavalcante.

domingo, novembro 18, 2012

OS TRÊS ERRES -


“Até quando a Terra finita aguentará essa exploração infinita de seus recursos”?
 Quem nunca ouviu falar dos famosos “três erres”, ao nos referirmos ao meio ambiente? O reduzirreaproveitar e reciclar são propostas de atitudes referentes ao nosso modo de consumo, muitas vezes insustentável – ou você acha que precisamos de todas as sacolinhas que embalam nossas compras (se é que precisamos, de fato, de tudo o que compramos) e de usar toda a quantidade de copos descartáveis utilizados em festas e até mesmo em nosso trabalho? 

A turminha de tia Rosa participou com muita alegria do nosso trabalho que foi feito com a ajuda das mães e do empenho dos estudantes.

Quem nunca ouviu falar dos famosos “três erres”, ao nos referirmos ao meio ambiente? O reduzir, reaproveitar e reciclar são propostas de atitudes referentes ao nosso modo de consumo, muitas vezes insustentável – ou você acha que precisamos de todas as sacolinhas que embalam nossas compras (se é que precisamos, de fato, de tudo o que compramos) e de usar toda a quantidade de copos descartáveis utilizados em festas e até mesmo em nosso trabalho?

Entretanto, pelo menos outros dois erres poderiam ser adicionados a esses três:

Refletir – será que é realmente necessário eu adquirir tal coisa? Será que se eu optasse pelo sabão ao detergente, não agrediria menos nossos rios? E se eu separar o lixo da minha casa e encaminhar a catadores ou cooperativas? Será que se eu levar este produto de 1kg, ao invés de um de 500g, além de pagar menos, não estarei economizando embalagem, lixo?

Reduzir – você sabia que a maior parte de lixo produzido mundialmente é o lixo orgânico, ao passo que pessoas morrem diariamente pela falta de alimentos? Será que você realmente irá comer tudo aquilo que colocou em seu prato? E será que esse produto que está levando para casa não vencerá antes de ser consumido? É necessário mesmo ir de carro até o mercadinho do bairro? E aquelas luzes acesas? E o DVD no standby? E o computador ligado, enquanto assiste TV na sala?

Recusar – é realmente necessário aceitar sacolas plásticas, sempre? Mesmo quando vai a uma locadora, é realmente necessário levar o vídeo em uma sacola? E quando adquire um remédio? Realmente interessa a você adquirir um apartamento neste momento, para aceitar que lhe entreguem a propaganda do mesmo? Você realmente precisa aceitar um panfleto daquela senhora que lê mãos e “faz arramação para o amor”?

Reutilizar – é necessário usar um copo diferente cada vez que for tomar seu refrigerante ou sua água...? E aquela papelada que imprimiu errado, não poderia usar o outro lado da folha para rascunho, anotações...? E aquela roupa que nem lhe serve mais, não poderia ser útil a alguém? E a água que usou para fazer verduras, não poderia ser aproveitada no cozimento do arroz, até porque muitas propriedades nutricionais estão ali, na água do cozimento?
Feiras de troca são uma boa alternativa no que se diz respeito à reutilização.

Reciclar – viu só onde está o reciclar? É a última alternativa dessas etapas, até porque este processo também gera poluição, uma vez que utiliza energia, insumos químicos, água, etc, além do fato de que o próprio material reciclado tem um “período de vida”: o mesmo papel, por exemplo, pode ser reciclado aproximadamente 8 vezes, já que a cada nova reciclagem as fibras de celulose se degradam mais.

Nosso país é campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio e recicla cerca de 37% do papel que produz mas, infelizmente, este título é proveniente das péssimas condições de vida que alguns brasileiros vivem, tendo a reciclagem como fonte de renda.

Separar o lixo em nossas casas é uma forma, inclusive, de refletirmos acerca do quanto consumimos diariamente, do tanto de lixo que produzimos. Se apenas separarmos os materiais recicláveis dos não recicláveis, tomando o cuidado para não amassar os papéis separados e lavar as embalagens, já será uma forma de ajudar essas pessoas e contribuir para um melhor encaminhamento deste lixo remanescente (lembre-se que a reciclagem deve, ou pelo menos deveria, ser a última alternativa).

Encerro com uma frase de Leonardo Boff para reflexão:

“O consumo é crescente e nervoso, sem sabermos até quando a Terra finita aguentará essa exploração infinita de seus recursos.”

PS: no intervalo de tempo utilizado para escrever este texto, foram emitidas 60.753,42 toneladas de CO2 no mundo



terça-feira, novembro 13, 2012

Feira de Conhecimentos da EJA 2012



A Escola Municipal Pe. José Mathias Delgado promoveu neste dia 13/11/12, das 19:00 às 21:30h a sua Feira de Conhecimentos do EJA  para toda a escola e comunidade local.O projeto teve a participação das turmas  Modulada , Módulo III, Módulo IV e Módulo V  da escola. A equipe de professores desenvolveu um projeto com  temas relacionados a sustentabilidade apresentando os resultados  a partir de experiências ou teorias. Os temas foram distribuídos da seguinte forma: 

1- Biblioteca da Escola: Professora Maria de Lurdes 

Pesquisa e aprofundamento dos temas
2- Turma Modulada: Professora Fátima Paixão



Turma Modulada “RECICLAR É PRECISO”


3- Módulo III: Professora Ana Paula Brito e  apoio de  Hellen Carollyne

Módulo III “CULINÁRIA ALTERNATIVA”




4- Módulo IV Professores Aurélia Xavier (Geografia) e Fabiano Bezerra ( História)

Módulo IV “Sustentabilidade: Desenvolvimento presente garantindo o futuro das novas gerações”

Módulo IV “Sustentabilidade: Desenvolvimento presente garantindo o futuro das novas gerações”


 4- Módulo IV: Professores Maria Auxiliadora, Ana Carolina e Felipe Regueira (Matemática e Ciências) e Adriana dos Santos (Português e Artes)

 
Módulo V “ Adotando  ações sustentáveis para preservação    do planeta”
Módulo V “ Adotando  ações sustentáveis para preservação    do planeta”